Nossa prosa é oportunidade de reconhecimento.
Sua história de sobrevivência é nossa conquista de conhecimento.

Sua história merece ser ouvida

Ajude-nos a descobrir quem são os sobreviventes de fato.

Quando se trata de desastres associados a forças da natureza, a falta de dados disponíveis sobre as vítimas se apresenta como uma primeira barreira para entender quem são os grupos mais afetados e quais são aqueles que têm melhor capacidade de resposta e recuperação.

A pesquisa intitulada “Desastres brasileiros por meio das lentes de gênero: Sobrevidas e vozes femininas” faz um olhar para desastres a partir da perspectiva de gênero e tem como objetivo responder a duas perguntas científicas:
1. “São as perdas de vida por desastres no Brasil sensíveis a gênero?” Isso é, as mulheres são vítimas em maior numero por situações de desastre ou são os homens?
De acordo com dados na literatura “… as mulheres são até 14 vezes mais propensas a morrer em conseqüência de um desastre do que os homens” (NEUMAYER & PLUEMPER 2007)

2. “No Brasil quais elementos associados a gênero empregam papéis importantes no preparo, resposta e recuperação a desastres?” Isso é, no pré, durante e após um desastre, motivada pelo pressuposto de que um maio nível educacional se apresentam como elementos importantes para lidar com situações de desastre (WAMSLER et al_2012).

Finalmente, de acordo com a ONU (UNISDR, 2015) as mulheres, como indivíduos e/ou grupos organizados, são importantes agentes na construção de estratégias colaborativas de mudança, inovação, solidariedade e sobrevivência em situações de desastres em suas comunidades.

A pesquisa deseja ser fonte de conhecimento em busca da promoção de equidade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas em situações de desastre no Brasil.

Juntos podemos valorizar histórias reais de sobrevivência e documentar experiências individuais de um modo mais profundo.

NEUMAYER, E., & PLÜMPER, T. The gendered nature of natural disasters: The impact of catastrophic events on the gender gap in life expectancy, 1981–2002. Annals of the Association of American Geographers, 97(3), 551-566, 2007.
WAMSLER, C.; BRINK, E.; RENTALA, O. Climate change, adaptation, and formal education: the role of schooling for increasing societies’ adaptive capacities in El Salvador and Brazil. Ecology and Society, v. 17, n. 2, 2012.
UNISDR - UNITED NATIONS INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION. ISSUE BRIEF: Mobilizing Women’s Leadership in Disaster Risk Reduction High level multi-stakeholder partnership dialogue. 2015. Available at: https:// www.wcdrr.org/uploads/Mobilizing-Women’s-Leadership-in-Disaster-Risk-Reduction.pdf 

Participe da pesquisa

Desastres brasileiros por meio das lentes de gênero.
SOBREVIDAS e vozes femininas.

A reportagem do site de VEJA sobrevoou os bairros alagados da cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. 

A reportagem do site de VEJA sobrevoou os bairros alagados da cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. 

placeholder image

© imagem 2020 Márcio Magalhães

Desastres brasileiros por meio das lentes de gênero.
Sobrevidas e vozes femininas

Um espaço para aqueles que estão vivos e que talvez nunca foram ouvidos.

Conte sua história. Sua experiência significa muito para nossa pesquisa.

Mais informações

Mais
informações

A equipe  Entre em contato

Siga
sobrevidas

Twitter Instagram

Entre
em contato

APOIO
  INPE
logo aplicacao-horizontal-fundo-claro%20copy
 
 CEMADEN
logonome_alinha%20copy
 
 OBSERVATÓRIO DO CLIMA
Logo%20Cemaden Ministerio%20e%20gov%20erno%20200x43cm_PVC_CEMADEN%20copy
APOIO
  INPE
logo aplicacao-horizontal-fundo-claro%20copy
 
 CEMADEN
logonome_alinha%20copy
 
 OBSERVATÓRIO DO CLIMA
Logo%20Cemaden Ministerio%20e%20gov%20erno%20200x43cm_PVC_CEMADEN%20copy